quinta-feira, 14 de julho de 2011

3 R's - Reduzir,reutilizar e reciclar.

1º "R" de Reduzir

Reduzir quer dizer economizar de todas as formas possíveis:
· Procurar sempre produtos mais duráveis;
· Comprar o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;
· Por no prato só o que realmente for comer;
· Reduzir os supérfluos,
· Reformar e conservar as coisas, no lugar de substitui-las por outras;
· Doar os objetos e roupas que não são mais necessários;
· Evitar comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não é reciclável;
· Procurar produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável;
· Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso;
· Controlar o uso da água: não deixar a torneira aberta à toa, abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;
· Desligar a TV se não estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde não houver alguém.
    
    O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando "tranqueiras", quando decidimos renovar tudo e jogamos todas as nossas "tranqueiras" fora, aí vem o problema. 
   Uma outra forma de aumentarmos o lixo de casa ,sem muitas vezes perceber, é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não-recicláveis, por exemplo o isopor. Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compras, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!

2º "R" de Reutilizar

 Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras:
· Reaproveitar vidros de geléia, maionese, massa de tomate, que podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos.
· Utilizar a frente e o verso do papel para escrever;
· Os garrafões de vinho podem ser enviados para as cooperativas e sucateiros, que os encaminharão para as vinícolas, onde serão lavados e reaproveitados.
· Oficinas de arte e artesanato - com restos dos mais variados materiais podem ser feitas muitas coisas lindas e criativas;
 . Reutilizar os potes de sorvete para guardar comida;
. Fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, etc.
   Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa! 





3º "R" de Reciclar

    Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente.A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.

Curiosidades
- Nas ruas da cidade de São Paulo existem mais de 25 mil catadores de lixo reciclável.
- Cada brasileiro que viva até 70 anos de idade vai produzir 25 toneladas de detritos.
- O Brasil produz cerca de 220 mil toneladas de lixo por dia.
- Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.
- O lixo causa enchentes entupindo bueiros e diminuindo a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. É uma bomba-relógio. Calcula-se que 30% do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas das grandes cidades.
- Para a fabricação de uma tonelada de papel são consumidas 17 árvores.
- Com 40 kg de papel velho se evita o corte de uma árvore.
- Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol.
- A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

2 comentários:

  1. Olá, menina!!
    Demorei mais cheguei por aqui, tô ficando hein
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga!
    Parabéns pela iniciativa!!!Reciclar é preciso e reciclar é tudo de bom!!O mundo precisa de mais pessoas como você!!!Já estou te seguindo,venha conhecer o meu cantinho quando tiver um tempinho!
    bjossss

    ResponderExcluir