Técnica de pintura artesanal deixa bonecas bastante semelhantes a bebês reais (Foto: Carlos Santos/G1) |
Produzir bebês que pareçam de verdade e que encantem. Esse é o trabalho da artesã Lily Leite, de Caçapava, no interior de São Paulo, que pode ser uma opção diferente de presente neste Natal. Lily cria bonecas com alto grau de semelhança com bebês reais aplicando uma técnica de pintura artesanal denominada Reborn (renascer, em inglês). Nos próximos meses, a artesã espera muito trabalho. Segundo ela, com o Natal a demanda aumenta bastante. "Já estão começando os pedidos para o fim do ano. Bastante gente já encomendou e, além disso, também tenho que fazer bonecas extras para garantir aqueles clientes que aparecem de surpresa e pedem a boneca pronta". De acordo com a artesã, poucos ainda conhecem a técnica no Brasil, mas quem vê uma boneca produzida se encanta imediatamente. "Eu comecei a trabalhar com isso (reborn) após adquirir uma boneca feita dessa maneira. Me encantei, busquei informações, fiz cursos e me especializei. A maioria das pessoas se encanta logo de cara, ficam fascinados com a semelhança com os bebês reais", explica.
Para ela, o acabamento é o que faz a diferença. Normalmente, as bonecas são arrumadas com adereços como roupinhas, chupetas, laços, mamadeiras e até certidão de nascimento. "O grande diferencial está na técnica para se chegar a uma semelhança de um bebê real. A perfeição em cada detalhe é o que difere de uma boneca industrializada em grande escala", afirma.
Buscando a perfeição em cada detalhe na fabricação da boneca, o trabalho torna-se mais demorado. Lily produz bonecas sob encomenda e, quando não há nenhuma característica especial, o trabalho leva em torno de 30 a 45 dias.
Buscando a perfeição em cada detalhe na fabricação da boneca, o trabalho torna-se mais demorado. Lily produz bonecas sob encomenda e, quando não há nenhuma característica especial, o trabalho leva em torno de 30 a 45 dias.
"Tem muito pedido por aproximação, ou seja, o cliente pede para confeccionar um bebê com base em uma foto ou imagem, por exemplo. Esse trabalho exige pelo menos 60 dias de dedicação. Geralmente, quem pede trabalho assim são mães que querem uma recordação dos filhos ainda bebês", diz.
A semelhança dos bonecos fabricados pela artesã com bebês reais já a colocou em situações inusitadas. "É até embaraçoso, mas um agente de trânsito já me chamou a atenção por deixar a boneca sozinha no carro enquanto comprava material. Se não aparecesse rapidamente, ele quebraria o vidro para tirar a boneca. Tive que me explicar e mostrar que não se tratava de um bebê de verdade", se diverte.
As bonecas reborn, que vem até com certidão de nascimento, custam de R$ 800 a R$ 2.500, em média. A maioria dos produtos usados na fabricação das bonecas são importados do exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário