Onça pintada interage com Papai Noel de papelão em Ribeirão Preto, SP (Foto: Érico Andrade/G1) |
Leões, onças, ursos e macacos podem até não entender o que é Natal, mas isso não impediu que eles ganhassem uma festa inspirada na data em Ribeirão Preto (SP). Nesta quinta-feira (20), os animais do Bosque Municipal Fábio Barreto participaram de uma brincadeira especial que incluiu Papai Noel e pinheiros feitos de papelão com direito até a presentes. Tudo demorou um mês para ser preparado pelos funcionários do local.
“Os funcionários gostam de fazer isso por eles. Se nós temos festa de Natal, por que eles não podem?”, afirma Marisa dos Santos, bióloga coordenadora do programa de Enriquecimento Ambiental, que desenvolve técnicas de estímulo para aliviar o stress dos animais fora de seu habitat natural. O Papai Noel e os pinheiros de papelão podem parecer pouco atrativos para os bichos, mas estes tinham um truque. “Passamos mel e essência de frutas, que os atrai. Eles ficam curiosos e interagem com o objeto”, explica a bióloga.
A estratégia deu certo. Logo que viram os objetos 'estranhos', os animais se aproximaram e tentaram descobrir o que eles eram. Alguns reagiram com desconfiança, como Renan, o urso de óculos. Ele ficou alguns momentos dando voltas, mas acabou não resistindo à curiosidade: com algumas patadas, “desembrulhou” seu presente e encontrou pedaços de melancia lá dentro. “Ele é assim mesmo, sempre fica meio desconfiado e enrola para pegar o que a gente coloca”, diz Marisa. Segundo ela, o urso é muito ativo e precisa desse tipo de atividade todos os dias.
Leão ganhou caixas de presente com pedaços de carne em Ribeirão Preto, SP (Foto: Érico Andrade/G1) |
Já os macacos aranha de cara vermelha são mais ansiosos. Eles mal esperaram o tratador chegar com os presentes e logo pegaram da mão dele um ovo de papelão recheado com banana e mamão. Os leões, Zeus e Simba, e as onças pintadas, Lilica e Spike, também não fizeram cerimônia para se aproximar: saíram correndo das jaulas e avançaram nas caixas que continham pedaços de carne.
O chefe do Bosque, Alexandre Carvalho Gouvêa, conta que este é o segundo ano que o local desenvolve uma atividade especial para o Natal. Ele diz que o estímulo trouxe benefícios à saúde dos animais. “Reduziu o stress, e eles ficam menos doentes e se exercitam mais.”
O objetivo de chamar a atenção das crianças também é bem sucedido, que se divertiram com o Natal no zoológico. “Olha o Papai Noel, mamãe. Olha o leão. O que tem lá [dentro das caixas]?”, falava o tempo todo a pequena Isabella, de 1 ano, para sua mãe, a publicitária Sabrina Lauand. “Os leões foram os que ela mais gostou, eles são mais ativos. Vim visitar o bosque hoje sem saber que teria essa atividade de Natal, mas adoramos, muito legal”, disse a mãe.
O urso Renan faz pose em meio ao cenário natalino no bosque (Foto: Érico Andrade/G1) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário